Articulando vivências em contextos educacionais 

Normalmente, as pesquisas apresentam a educação como uma construção histórica, e a investigação decorrente dela traz a possibilidade de um processo contínuo de formação social, cuja ação está voltada para a transformação do homem e da sociedade, posto que

o que se busca não é apenas uma descrição ou uma constatação das diferenças, mas sim uma verdadeira modificação do problema inicialmente identificado para ser objeto de pesquisa.

Em busca de compreender as relações educativas em sala de aula dentro de sua complexidade e de possibilitar a aprendizagem efetiva dos estudantes em relação ao mundo que os cerca atrelando a compreensão dos conteúdos científicos à realidade em que vivem –, a Educação Profissional e Tecnológica se depara com desafios cotidianos.

Ao iniciar o seu Plano de Formação, você precisa estar ciente de que o seu desenvolvimento vai resultar no Relatório de Formação (TCC). Para tanto, é preciso estabelecer o fio condutor desse seu caminhar. No caso deste Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica, aquele se refere a uma questão que pode ser definida a partir da seguinte indagação:

Qual aspecto da realidade da Educação Profissional e Tecnológica eu pretendo enfrentar durante a minha formação e na minha prática como profissional da EPT?

Essa questão orientadora do Plano de Formação deve estar vinculada às questões vivenciadas no desenvolvimento das suas atividades profissionais, para que você possa refletir sobre o real vivido como educador ou, ainda, como estudante. 

Dessa forma, cabe o questionamento: 

Diante dos desafios cotidianos vividos pela Educação Profissional e Tecnológica em nosso país, qual aspecto me disponho a estudar de maneira mais aprofundada para aperfeiçoar a minha prática?