Referências bibliográficas

Logotipo

 

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.

GIESTA, Nagila Caporlíngua. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara: Junqueira & Marin, 2005. 224p.

JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, maio/ago, 2006.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em docência na educação profissional e tecnológica. Não publicado. 

PROSA. A escrita presente no seu Memorial de Formação. 1 ilustração. 2024k. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_escrita_presente_no_seu_Memorial_de_Forma%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. A importância de uma postura pessoal e profissional que seja crítico-reflexiva. 1 infográfico. 2024g. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_import%C3%A2ncia_de_uma_postura_pessoal_e_profissional_que_seja_cr%C3%ADtico-reflexiva.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Apresentação da Profa Dra Sandra Urbanetz. (1 vídeo). Youtube,  27 ago. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/ms0nF3Uk-nM?embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fsgmd.levantelab.com.br%2F&source_ve_path=Mjg2NjY. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Clarice Lispector e o registro através da escrita. 1 ilustração. 2024i. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Clarice_Lispector_e_o_registro_atrav%C3%A9s_da_escrita.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Como trilhar o caminho do seu Plano de Formação?. 1 infográfico. 2024h. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Como_trilhar_o_caminho_do_seu_Plano_de_Forma%C3%A7%C3%A3o%3F.png. Acesso em: 3 out. 2024

PROSA. Definindo o objeto de sua investigação. 1 ilustração. 2024c. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Definindo_o_objeto_de_sua_investiga%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Elaboração contínua do seu Memorial de Formação. 1 infográfico. 2024l. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elabora%C3%A7%C3%A3o_cont%C3%ADnua_do_seu_Memorial_de_Forma%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. O conceito de Memorial. 1 imagem. 2024m. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_conceito_de_Memorial.png. Acesso em: 3 out. 2024. 

PROSA. Os desafios enfrentados no cotidiano escolar na bagagem do educador. 1 ilustração. 2024d. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Os_desafios_enfrentados_no_cotidiano_escolar_na_bagagem_do_educador.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Possíveis desafios para desenvolver a sua investigação. 1 infográfico. 2024f. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%ADveis_desafios_para_desenvolver_a_sua_investiga%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Refletindo sobre seu contexto educacional: relações entre a teoria estudada e vivenciada. 1 ilustração. 2024e. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Refletindo_sobre_seu_contexto_educacional_-_rela%C3%A7%C3%B5es_entre_a_teoria_estudada_e_a_pr%C3%A1tica_vivenciada.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Refletir sobre os caminhos já percorridos para pensar nos caminhos a serem trilhados. 1 ilustração. 2024b. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Refletir_sobre_os_caminhos_j%C3%A1_percorridos_para_pensar_nos_caminhos_a_serem_trilhados.png. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Relembrando as etapas do processo de trabalho em TCC I. (1 vídeo). Youtube, 27 ago. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TwApbrx0g0w. Acesso em: 3 out. 2024. 

PROSA. Respondendo a uma pergunta possível de investigação. (1 vídeo). Youtube, 27 ago. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zbS7tPDzD5E. Acesso em: 3 out. 2024.

PROSA. Um processo investigativo parte do pressuposto materialista. 1 infográfico. 2024a. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Um_processo_investigativo_parte_do_pressuposto_materialista.png. Acesso em: 3 out. 2024.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.