AGÊNCIA SENADO. Jovem Senador 2022 - Apresentação para os Professores Orientadores (52185159213). Wikimedia Commons, Brasília, 30 jun 2022. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jovem_Senador_2022_-_Apresentação_para_os_Professores_Orientadores_(52185159213).jpg. Acesso em: 5 ago 2025.
CARNEIRO, Bruna Teixeira. O currículo adaptado: (Re)pensando a formação profissional em Dança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cabedelo, Cabedelo, PB, 07 abr. 2022. 18 f., il. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/bitstream/177683/2840/1/TCC%20Bruna.pdf. Acesso em: 5 ago. 2025.
EP 10 – Acolher as diferenças | websérie Nunca Me Sonharam | Instituto Unibanco | LEG. [S.l.:s.n.], 22 out. 2021. 1 vídeo (5min1s). Publicado pelo canal Instituto Unibanco. Disponível em: https://youtu.be/UV8_TsePwIk?si=lcBVmaW0Ebh85o25. Acesso em: 1 ago. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 2 jul. 2025.
GRAMSCI, Antonio. L’Ordine Nuovo. Turim: Einaudi,1919. 1. ed.
LEITE, Maria José Silva. Tecnologias da informação e comunicação (TIC), como instrumento motivador dentro do processo ensinoaprendizagem na educação profissional de nível médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/bitstream/prefix/1207/1/TCC%20-%20Maria%20Jos%C3%A9.pdf. Acesso em: 5 ago. 2025.
LISPECTOR, Clarice. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 9-22, 2008. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 2 jul. 2025.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 23-39, 2008. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 2 jul. 2025.
PESSOA, Fernando. Mar Português. In: PESSOA, Fernando. Mensagem. Lisboa, 1934. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pe000004.pdf. Acesso em: 2 fev. 2025.
PROSA. A estrutura do seu Relatório de Formação. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025f. 1 infográfico. CC-BY-4.0 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_estrutura_do_seu_Relat%C3%B3rio_de_Forma%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 2 jul. 2025.
PROSA. As Unidades Temáticas do módulo III de docência. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:As_Unidades_Tem%C3%A1ticas_do_m%C3%B3dulo_III_de_doc%C3%AAncia.png. Acesso em: 2 jul. 2025.
PROSA. Ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico da EPT. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025e. 1 infográfico. CC-BY-4.0 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ensino,_pesquisa_e_extens%C3%A3o_no_trabalho_pedag%C3%B3gico_da_EPT.png. Acesso em: 2 jul. 2025.
PROSA. O acolhimento e a integração como potencializadores da permanência e êxito escolares. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025d. 1 ilustração. CC-BY-4.0 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_acolhimento_e_a_integra%C3%A7%C3%A3o_como_potencializadores_da_perman%C3%AAncia_e_%C3%AAxito_escolares.png. Acesso em: 2 jul. 2025.
PROSA. O caminho nunca se encerra. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025g. 1 ilustração. CC-BY-4.0 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_caminho_nunca_se_encerra.png. Acesso em: 2 jul. 2025.
PROSA. O pensamento de Clarice Lispector. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_pensamento_de_Clarice_Lispector.png. Acesso em: 2 jul. 2025.
PROSA. O percurso formativo realizado até aqui. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025a. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_percurso_formativo_realizado_at%C3%A9_aqui.png. Acesso em: 2 jul. 2025.
SANTANA, Mary Delane Gomes de. As tecnologias digitais da informação e comunicação: importância e desafios para o fazer docente e o protagonismo discente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cabedelo, Cabedelo, PB, 17 jun. 2022. 22 f. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/bitstream/177683/2440/2/TCC%20Mary.pdf. Acesso em: 5 ago. 2025.
SARAMAGO, José. Viagem a Portugal. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
SHIROMA, Eneida Oto; FILHO, Domingos Leite Lima. Trabalho docente na educação profissional e tecnológica e no PROEJA. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 725-743, jul./set., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Vjr7Fr7RGfmKXGF9Cv9sYyd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s. l.], 30 out. 2023. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297730631/in/album-72177720312317891. Acesso em: 5 ago. 2025.
SALES, Simone da Silva. O uso das TICs na educação profissional e tecnológica de nível técnico: ensino híbrido. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/3434/Simone%20da%20Silva%20Sales_TFC.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 ago. 2025.
SILVA, Patrícia Ediône da. Reflexões sobre a identidade do professor na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectivas. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cabedelo, Cabedelo, PB, 31 jan. 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/bitstream/177683/4068/1/TCC%20-%20Patr%c3%adcia%20Edi%c3%b3ne%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 5 ago. 2025.
SILVA, Maria José Pereira da. Compreendendo a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCF) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/3238/TCF%20FINAL%20MARIA%20JOS%C3%89%20PEREIRA%20DA%20SILVA.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 5 ago. 2025.
WEBER, Adriana Dietze. GESTÃO escolar comprometida com a leitura: um desafio pedagógico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifrs.edu.br/bitstream/handle/123456789/276/123456789276.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 ago. 2025.
WERNER, Fabiane Maria. A ação dos gestores e coordenadores pedagógicos na educação: tecendo caminhos para reflexão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Escolar) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz, Feliz, RS, 16 ago. 2019. Disponível em: https://repositorio.ifrs.edu.br/bitstream/handle/123456789/330/123456789330.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 ago. 2025.