ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima; COSTA, Ana Maria Raiol; SANTOS, Manuela Tavares. Organização do Trabalho Pedagógico e Ensino Integrado. Trabalho Necessário, v. 11, p. 1-37, 2013.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima; COSTA, Ana Maria Raiol. Lições da experimentação do ensino médio integrado como projeto de emancipação. Trabalho & educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 115-130, 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 5º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2024. Brasília, DF : INEP, 2024b.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Portal da Legislação, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 07 fev. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório do 5o Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional De Educação 2024. Brasília, 2024a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quinto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 06 fev. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do Ensino Médio, etapa I, caderno VI: avaliação no Ensino Médio. [autores: Ocimar Alavarse, Gabriel Gabrowski]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Brasília, c2023. Disponível em: https://portal.conif.org.br/. Acesso em: 07 fev. 2025.
Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Documento Base para a promoção da formação integral, ensino médio integrado e currículo integrado no âmbito das Instituições da Rede EPCT conforme Lei 11.892/2008. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/campos-centro/diretorias/diretoria-de-educacao-basica-e-profissional/arquivos-da-diretoria-de-ensino-basico-e-profissional/documento-base-ensino-medio-integrado-na-rede-epct-fde-maio-2016.pdf. Acesso em: 27 fev. 2025.
Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2018. Disponível em <https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/Diretrizes_EMI__Reditec2018.pdf > Acesso em: 27 fev. 2025.
CHEROBIN, Fabiana Fátima. Os cursos de nível médio em áreas de reforma agrária: limites e possibilidades na formação dos jovens. 271p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2020.
CRUZ, Bruna Paula da; BORGES, João Felipe Barbosa; VIANA, Ana Paula Rocha; FREITAS NETO, Michelle Maria; BARROS, Fabiana Castro Carvalho de. O Projeto Integrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Itaperuna, RJ: uma experiência em integração e interdisciplinaridade. Educação & Tecnologia, v. 20, p. 45-58, 2015.
FLÔRES, Migacir Trindade Duarte. O projeto integrador como prática pedagógica nos institutos federais e sua contribuição na formação humana integral dos estudantes. 242p. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:
Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA). Resolução 041/2015-CONSUP DE 21 DE MAIO DE 2015. Aprova o Regulamento Didático Pedagógico do Ensino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA. CONSUP. Belém, 2015.
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR). Resolução nº 102, de 02 de dezembro de 2013. Define as diretrizes institucionais da organização administrativo-didático-pedagógico para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Instituto Federal Farroupilha, e dá outras providencias. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/regulamentos-e-legislações/resoluções/item/1341-resolução-consup-nº-102-2013-diretrizes-institucionais-para-a-educação-profissional-técnica-de-nível-médio. Acesso em: 21 fev. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Projeto Político Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento base. Natal, 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/ensino/projeto-politico-pedagogico/. Acesso em: 1 dez. 2018.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, [S. l.], v. 4, p. 63–76, 2015. DOI: 10.15628/holos.2015.3188. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188. Acesso em: 28 fev. 2025.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Formativa ou Avaliação Mediadora? In: Dialética Geral. Fortaleza, 13 out. 2021.Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2018/08/avaliao-formativa-ou-avaliao-mediadora-1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2025.
MACEDO, Laiz Mara Meneses; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; FRUTUOSO, Camilla Munay Dantas. Produção científica e do conhecimento sobre Práticas Pedagógicas Integradoras. Vértices, Campos dos Goitacazes, RJ, v. 24, p. 418-440, maio/ago 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p418-440. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16985/16140. Acesso em: 28 fev. 2025.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 77–93, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933. Acesso em: 28 fev. 2025.
MACHADO, Ilma Ferreira; SILVA, Rose Márcia da; SOUZA, Maria de Lourdes Jorge de. Avaliação de aprendizagem nos contornos do currículo integrado no ensino médio. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, Campinas, v. 36, p. 207-221, 2016.
MAGELA, Geraldo. Manifestação. Flickr, Brasília, 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/12500104104/in/album-7215764092577607. Acesso em: 28 fev. 2025.
MEDEIROS, Lílian Gobbi Dutra; Alberto, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme; SANTIAGO,Léia Adriana da Silva. Estado da arte: a integração curricular no ensino médio integrado dos institutos federais. Contexto & Educação, [s.l.], v. 35, p. 29-44, 2020.
MÍDIA Ninja. IV Congresso Nacional do MST. Flickr, Brasília, 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/midianinja/12665596244/. Acesso em: 28 fev. 2025.
MINUZZI, Evelize Dorneles; BACCIN, Bruna Ambrós; COUTINHO, Renato Xavier. Prática profissional integrada (PPI) - dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 12, p. 250-273, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/791. Acesso em: 28 fev. 2025.
PORTAL Conif. [s. l.], c2023. Disponível em: https://portal.conif.org.br/. Acesso em: 27 fev. 2025.
PROSA. Avaliação no Ensino Integrado: individual e somativa vs. coletiva e formativa. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025d. 1 ilustração.
PROSA. Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025c. 1 montagem.
PROSA. Formas de integração que facilitam a aproximação entre trabalho, ciência e cultura. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025a. 1 montagem.
PROSA. Trabalho integrado coletivo e dialogado. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025b. 1 montagem.
LEITÃO, Raimar Antônio Rodrigues. Avaliação da aprendizagem: contribuições para a formação humana integral de discentes do ensino médio integrado. 220p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus, 2020a, Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/IFAM-1_fa9bb69a21aed7628071a56f870483f0. Acesso em: 1 fev. 2025
LEITÃO, Raimar Antônio Rodrigues. Um diálogo sobre avaliação da aprendizagem: a caminho da formação humana integral nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada. 28p. IFAM: Manaus, 2020b, Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586796/2/Um%20di%C3%A1logo%20sobre%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20aprendizagem_Leitao2020.pdf. Acesso em: 28 fev. 2025
MACEDO, Laiz Mara Menezes; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; . F.; FRUTUOSO, Camilla Munay Dantas. Produção científica e do conhecimento sobre Práticas Pedagógicas Integradoras. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 24, n. 2, p. 418–440, 2022. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16985/16140. Acesso em: 10 mar. 2025.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: Desafios e Perspectivas. 1. ed., São Paulo: Editora Cortez, 1998.
SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. spe, p. 1299-1311, dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3nMScNcgg4HFXrrMTTTsGtc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53397617286/in/album-72177720312317891. Acesso em: 27 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53397855173/in/album-72177720312317891. Acesso em: 27 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53472724629/in/album-72177720312317891. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023d. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53298213015/in/album-72177720312317891. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023e. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53397858578/in/album-72177720312317891. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023f. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53472412766/in/album-72177720312317891. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023g. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297733601/in/album-7217772031231789. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023h. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297891373/in/album-72177720312317891. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023i. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53298116425/in/album-72177720312317891. Acesso em: 28 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023j. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53397950714/in/album-72177720312317891. Acesso em: 28 fev. 2025.
SOUSA, Laura Maria Andrade de; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A integração e a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores do ensino médio integrado. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6195. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6195. Acesso em: 28 fev. 2025.