capítulo 1
Trabalho Pedagógico: conceito e especificidades na EPT

Neste capítulo, abordaremos o trabalho pedagógico como categoria e conceito central para tratar de pesquisa e de extensão, destacando a produção do conhecimento como possibilidade para os sujeitos. A descrição desse conceito permite estabelecer as condições, os tempos e os contextos nos quais se dão a pesquisa e a extensão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Também convidaremos você a explicitar seus conceitos de trabalho pedagógico ou a elaborar um conceito, projetando-o no âmbito da EPT. Posteriormente, tais trabalhos acadêmicos sobre a temática serão socializados. Procederemos, então, a uma análise dos documentos elaborados.
Partimos, aqui, do trabalho pedagógico como conceito/categoria descrita no contexto indissociável entre pesquisa e extensão, conforme previsto pelas políticas educacionais brasileiras, para todos os níveis de educação. Será abordado, nesta unidade temática, especialmente na modalidade da EPT.
Título: Definições de conceito e categoria
Fonte: Marx (2008).
Elaboração: Prosa (2025a).
Conceito/categoria porque trabalho pedagógico é uma elaboração teórico-prática e, também, porque pode ser aplicada como elemento de investigação.
Título: Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Fonte: Schüler (2023b, 2023c, 2023d, 2023e; 2024a, 2024b, 2024c).
Elaboração: Prosa (2024).
Nessa rede, era prevista uma educação assentada nos princípios científicos, da tecnologia e da cultura, associados a conhecimentos próprios do trabalho e da pesquisa, condição para a promoção da educação e da atualização através do ensino, da pesquisa e da extensão (Brasil, 2010).
Tendo em vista esse pressuposto, nesta unidade curricular – e a partir do recorte da experiência da RFEPCT –, objetivamos descrever como a pesquisa e a extensão se associam ao trabalho pedagógico, que, nesse caso, representa o terceiro elemento do trio anteriormente mencionado e previsto nas políticas: o ensino. Todavia, como se argumentará, o trabalho pedagógico está no ensino, mas também vai além dele na medida em que contém em si um projeto de transformação dos sujeitos pela educação, ou seja, um projeto social e político.
Para articular uma metodologia de elaboração deste texto, resultante de intensa pesquisa e sistematização, estabelecemos a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico:
A AMS alia interpretação, análise, compreensão, objetivando adentrar nos discursos, evidenciando sentidos que se confirmarão ou não, quando cotejados com outros. O ir e vir ao texto, a leitura recorrente, atividade intensa dos leitores/pesquisadores é auxiliada pela elaboração de instrumentos de análise, tais como tabelas, sínteses, esquemas, desenhos, quadros etc. Nestes instrumentos vai-se compondo uma leitura aprofundada, na qual os sentidos se evidenciam como resultados da análise. Parte-se, então, para sínteses, ou seja, agrupamento dos sentidos em suas semelhanças, com o intuito de ir recompondo o texto, agora significado. Somente, então, passa-se à etapa da sistematização, momento de se escrever sobre as sínteses, ou seja, elaborar a argumentação que, ao fim e ao cabo, é um outro sentido sobre o lido
Realizamos pesquisa bibliográfica, análise documental e, posteriormente, passamos à análise dos dados. Em seguida, ao cotejamento, à comparação e à interpretação dos sentidos lidos nos textos estudados.
Como forma de orientá-lo, sugerimos que se atente às informações textuais e extratextuais, faça a leitura dos textos complementares sugeridos e assista aos filmes e vídeos, pois eles o auxiliarão a aprofundar os conceitos e a enriquecer ainda mais seus estudos. Ao longo da escrita, inserimos também algumas questões para reflexão, com o intuito de fazer paradas sistematizatórias antes de prosseguir com a leitura. Todas essas inclusões visam a contribuir para o estudo efetivo da temática, o aprofundamento em relação ao trabalho pedagógico como categoria e conceito e o entendimento de sua proximidade com a pesquisa e a extensão.