Referências 

Logotipo

COTRIM-GUIMARÃES, Iza Manuella Aires. Desigualdades sociais, evasão e permanência no ensino médio integrado: uma análise sob a perspectiva do processo pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2022.

COTRIM-GUIMARÃES, Iza; DORE, Rosemery. Evasão escolar no Ensino médio integrado e condições socioeconômicas dos estudantes: um estudo de caso. In: TELES, Rogério de Mesquita; FRITSCH, Rosângela; DORE, Rosemary. Colóquio Internacional sobre educação profissional e evasão escolar. v. 1. São Luís: EDIFMA, 2019.

DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; CASTRO, Tatiana Lage de. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. In: DORE, Rosemary; ARAUJO, Adilson Cesar de; MENDES, Josué de Sousa (Orgs.). Evasão na Educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar, mundo da escola e do mercado de trabalho: o que dizem os jovens do Ensino Médio de escolas públicas. In DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; SILVA, Carlos Eduardo Guerra. (Orgs.). Educação profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017

GARCIA, Nilson Marcos Dias; LIMA FILHO, Domingos Leite. Politecnia ou educação tecnológica: desafios ao Ensino Médio e à educação profissional. Caxambu: 27ª Reunião Anual da ANPEd, 2004.

GESCOM. Aulas práticas (2). Flickr, [s.l.], 2024o. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199373287/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Aulas práticas (4). Flickr, [s.l.], 2024e. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199373097/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Aulas práticas (10). Flickr, [s.l.], 2024a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200276501/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Aulas práticas (11). Flickr, [s.l.], 2024h. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200526304/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Aulas práticas (23). Flickr, [s.l.], 2024b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199365607/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Bibliotecas (23). Flickr, [s.l.], 2024j. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200692970/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Estudantes posados (2). Flickr, [s.l.], 2024c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200696105/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Formaturas e Colações de grau (2). Flickr, [s.l.], 2024. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200700480/in/album-72177720322547118. Acesso em: 23 abr. 2025.

GESCOM. Formaturas e Colações de grau (7)Flickr, [s.l.], 2024. 1 fotografia. Disponível em:  https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200274701/in/album-72177720322547118. Acesso em: 28 maio 2025. 

GESCOM. Laboratórios (13). Flickr, [s.l.], 2024l. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200699235/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Prática esportiva (9). Flickr, [s.l.], 2024i. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200521154/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Prática esportiva (10). Flickr, [s.l.], 2024k. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200696720/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Prática esportiva (13). Flickr, [s.l.], 2024g. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199367707/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Produções e apresentações culturais, (2). Flickr, [s.l.], 2024m. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200696820/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Produções e apresentações culturais, (6). Flickr, [s.l.], 2024f. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200510158/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Salas de aula (2). Flickr, [s.l.], 2024n. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199369312/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

GESCOM. Salas de aula (9). Flickr, [s.l.], 2024d. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200510473/in/album-72177720322547118. Acesso em: 12 maio 2025.

NUNCA me sonharam. Direção: Cacau Rhoden. Produção: Maria Farinha Filmes, duração: 1h20’, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NEC9_DZdN9c. Acesso em: 15  jan. 2024.

MORAES, Patricia Maccarini. Análises sobre a Permanência Estudantil nos Institutos Federais de Educação. Educação & Realidade, v. 48, p. e123541, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/xJrsWkvzH6R375PcZRccVpf/. Acesso em: 23 abr. 2025.

PACHECO, Fabiane do Amaral; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana; CAMBRAIA, Adão Caron. Adoecimento mental na educação profissional e tecnológica: o que pensam os estudantes concluintes de cursos técnico integrados. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n. 18, p. e9173, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9173. Acesso em: 25 jan. 2025.

PAIXÃO, Edmilson Leite; DORE, Rosemary; MARGIOTTA, Umberto; LAUDARES, João Bosco. Transição escola – trabalho e perfis de estudantes evadidos e diplomados na educação profissional técnica no Brasil. In: DORE, Rosemary; ARAUJO, Adilson Cesar de; MENDES, Josué de Sousa (Orgs.). Evasão na Educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4ª edição, revista e aumentada. São Paulo: Intermeios, 2015.

PROSA. A exclusão no nosso cotidiano. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025a. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_exclus%C3%A3o_no_nosso_cotidiano.png. Acesso em: 15 maio 2025.

PROSA. A trajetória escolar do estudante trabalhador. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_trajet%C3%B3ria_escolar_do_estudante_trabalhador.png. Acesso em: 15 maio 2025.

PROSA. Ações para permanência na EPT. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025h. 1 gif.

PROSA. Estudo 1. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025c. 1 infográfico.

PROSA. Estudo 2. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025d. 1 infográfico.

PROSA. Estudo 3. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025e. 1 infográfico.

PROSA. Estudo 4. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025f. 1 infográfico.

PROSA. Estudo 5. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025g. 1 infográfico.

PROSA. O não pertencimento. Wimedia Commons, [s.l.], 2021a. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_n%C3%A3o_pertencimento.jpg. Acesso em: 12 maio 2025. 

PROSA. Rotinas entrecruzadas. Wimedia Commons, [s.l.], 2021b. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rotinas_entrecruzadas.png. Acesso em: 12 maio 2025.

PROSA. Sentimento de pertencimento. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sentimento_de_pertencimento.png. Acesso em: 15 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53298023664/in/album-72177720312317891. Acesso em: 12 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53396696812/in/album-72177720312317891. Acesso em: 12 maio 2025.

SOUSA, Gislaine Cristhiane Berri de. Permanência e êxito em cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede federal de educação profissional científica e tecnológica: concepções de professores e estudantes. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.

TCU. Tribunal de Contas da União. Relatório da Auditoria Operacional da Rede Federal de Educação Profissional. Data da Sessão: 13/3/2013. Código eletrônico para localização na página do TCU na Internet: AC-0506-08/13-P.

TCU. Tribunal de Contas da União. Relatório – Acórdão nº 986/2024. Disponível em: https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/documento/acordao-completo/*/NUMACORDAO%253A986%2520ANOACORDAO%253A2024%2520/DTRELEVANCIA%2520desc%252C%2520NUMACORDAOINT%2520desc/0. acesso em: 23 dez. 2024.

ZANELLA, Régis. Abandono Escolar nos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Xanxerê. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2024.

ZANIN, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho. Abandono e Permanência Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

ZANIN, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho; GARCIA, Nilson Marcos Dias. Permanência e abandono escolar na educação profissional: refletindo sobre alguns de seus motivadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 47–54, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/12617. Acesso em: 20 jan. 2025.

ZANIN, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho; GARCIA, Nilson Marcos Dias. Abandono e Permanência Escolar: analisando olhares de trabalhadores da educação do IFSC. Educação & Realidade, v. 48, p. e124441, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DLSnDD8Gzvyys7TVXbG8fBx/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2025.