Neste primeiro capítulo, refletimos a respeito de como o abandono e a permanência estudantil são fenômenos complexos que envolvem, dialeticamente, inúmeros fatores. Ademais, dialogamos sobre as dimensões, sentidos e significados que os conceitos abrangem, problematizando o modelo de sociedade que representa e é representado pelo abandono escolar. Vimos que um dos maiores desafios a ser superado é o fortalecimento de estratégias voltadas à permanência estudantil, que contemplem todos os estudantes da EPT e considerem suas especificidades e pluralidades. 

Ao longo dos estudos sobre a permanência e o êxito dos estudantes na EPT, refletiremos, nos próximos capítulos, sobre os principais motivadores que envolvem o permanecimento ou o abandono desta modalidade educacional, bem como estratégias que contribuem para o acolhimento estudantil, a motivação dos estudantes para os estudos, o sentimento de pertencimento e, consequentemente, o fortalecimento da permanência estudantil. Especificamente no próximo capítulo, contextualizaremos o abandono e a permanência ao longo da história da EPT, apresentando quais são e quando surgiram as principais políticas públicas voltadas para a permanência estudantil nesta modalidade de ensino.