A observação do abandono escolar na EPT como algo complexo, multifacetado e que envolve diversos fatores, permite-nos compreendê-lo em sua totalidade, como um fenômeno da realidade social abrangente. Entende-se que essa percepção possibilita a reflexão sobre as tensões e disputas que envolvem o abandono escolar no campo da EPT, observando o projeto de sociedade, dual e excludente, no qual ela está inserida. 

Como esclarece Rosangela Fritsch, o abandono escolar nos 

permite visualizar as mazelas produzidas pelo projeto de sociedade capitalista, sob a égide da política neoliberal

(Fritsch, 2017, p. 109).

Para essa autora, o debate sobre o abandono escolar envolve a compreensão das tensões sociais características de uma sociedade capitalista   e neoliberal , com o foco na concorrência e na competição que potencializam o individualismo. 

Seguindo essa reflexão, Avelino da Rosa Oliveira (2004, p. 23), ao estudar a categoria exclusão na teoria marxista, afirma que este conceito só adquire sentido ao ser compreendido em sua totalidade complexa, pois “a exclusão está incluída na lógica do capital”, visto que o círculo entre exclusão e inclusão subordinada é condição de possibilidade dos processos de produção e reprodução do capital.

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Título: O caminho pela igualdade na sociedade capitalista
Fonte: Prosa (2025c).

Nesse debate, é possível perceber as perspectivas de sociedade e educação que são representadas pelo abandono escolar. Sobre essa questão, Lígia Martins (2012) enfatiza que a educação, ao reproduzir a exclusão, coloca-se com a função de instruir e adaptar, como se oportunizasse a todos os indivíduos as mesmas possibilidades humanizadoras e, com isso, escamoteia e naturaliza as desigualdades instituídas pela organização social capitalista.

Assim, fica evidente que o abandono escolar é uma das faces do projeto de sociedade capitalista, visto que a exclusão está apoiada em princípios como meritocracia, individualização e dualidade estrutural, que estão amparados em políticas e concepções neoliberais que afetam a educação. É na compreensão da totalidade – que envolve o abandono – que se encontra a busca pela não separação dos fatores (tais como os pessoais, internos e externos) que envolvem o abandono, em vista da compreensão de que estes funcionam em dialética.

Para refletir: o papel das instituições no combate ao abandono escolar

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Título: O papel das instituições no combate ao abandono escolar
Fonte: Zanin e Garcia (2020).

Elaboração: Prosa (2025d).

Tendo em vista a discussão realizada até aqui, observe o relato de um estudante do curso técnico subsequente, do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, sobre o motivo de sua desistência:

Teve alguns dias que eu me atrasei em torno de cinco a dez minutos, o professor chamou minha atenção, daí eu falei “senhor professor eu trabalho”, moro longe, não tem condições de todo dia chegar no mesmo horário. Ele falou, é, mas eu estou todo dia aqui no mesmo horário. Eu falei, lógico, você é o professor [...]. Daí ele falou, ó, não quero esse problema nessa sala de aula

(Zanin e Garcia, 2020, p. 49).

O estudante apontou como principal motivado de sua desistência as dificuldades que ele encontrou ao tentar conciliar trabalho, família e estudo. Entender a totalidade do fenômeno de abandono é considerar que  o trabalho não é “apenas” um fator externo, e que a educação do trabalhador-estudante implica oferecer condições materiais que atendam a realidade concreta dessa pessoa.

Em vista disso, reflita: quais ações a instituição e os profissionais da educação realizarão para atender os trabalhadores estudantes?

Não esqueça de anotar suas reflexões em seu Memorial e/ou seguir as instruções de seu tutor.

Para uma educação que atenda esses sujeitos, em uma perspectiva de formação humana integral, defende-se o trabalho como um princípio educativo como a real possibilidade emancipadora humana para a classe trabalhadora.

Ao longo dos próximos capítulos, aprofundaremos mais alguns elementos e outros motivadores para o abandono escolar. Neste momento, nosso objetivo é refletir sobre a complexidade e as diversas faces que envolvem o fenômeno que estamos contemplando nessa unidade temática. Assim, buscamos a superação de uma visão fragmentada, que separa os motivadores pessoais, internos e externos, rumo a uma compreensão do fenômeno em sua totalidade.