CAPÍTULO 1
Reflexões iniciais sobre o abandono e a permanência na EPT
Nas últimas décadas, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil passou por processos de reorganização, expansão e interiorização, trazendo instituições públicas desta modalidade educacional a municípios mais afastados das capitais estaduais. A partir deste movimento, um número significativo de educadores e de estudantes passaram a integrar a EPT em diferentes regiões do Brasil.
Título: Campi da Rede Federal por estado
Fonte: MEC (2025); Schüler (2023a).
Elaboração: Prosa (2025a).
Quanto ao ingresso estudantil, houve a inclusão de jovens e adultos que jamais poderiam acessar a EPT pública e de qualidade sem que tivessem de se deslocar para os grandes centros. A ampliação da oferta de formação técnica e tecnológica contribuiu para a democratização do acesso à EPT, entretanto, apresentou diversos desafios para que os estudantes conseguissem permanecer (e concluir) seus cursos.
Frequentemente, enquanto trabalhadores da educação, deparamo-nos com debates e diálogos sobre o abandono escolar, visto que este fenômeno se faz presente ao longo da história da educação brasileira em seus diferentes níveis e modalidades de oferta. Os elevados índices de abandono escolar na EPT têm movimentado as ações de profissionais da educação, de instituições de ensino e de processos de desenvolvimento de políticas públicas, em busca de combater o abandono na esfera escolar e contribuir para a permanência dos estudantes e para a conclusão de seus cursos profissionalizantes.
Para saber mais: Plataforma Nilo Peçanha
Os dados de abandono dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica podem ser acessados na Plataforma Nilo Peçanha.
A Plataforma Nilo Peçanha, instituída em portaria dia 3 de janeiro de 2018 pelo MEC, é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo, e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Setec/MEC.
Dada essa realidade, você certamente já vivenciou algum contexto em que esse fenômeno se fez presente ao observar na EPT algum curso ou turma que apresentou um maior índice de abandono escolar. Como trabalhador da educação, você também pode ter ouvido histórias, relatos e atendido a estudantes que já pensaram, ou mesmo desistiram, de seus estudos. Essa realidade, repleta de desafios, demonstra a importância de compreendermos e refletirmos sobre essa temática. Mas, antes de aprofundarmos os fatores que envolvem o abandono ou a permanência, pensemos: o que é o abandono escolar? O que esse termo pode representar?
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Título: Questionamentos sobre o abandono escolar
Fonte: Prosa (2025b).
Continuaremos a discutir a questão do abandono escolar na sequência deste capítulo.





