Ao estudarmos a história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, observamos que o início desta modalidade de educação, mantida pelo Governo Federal, foi marcada pela vontade de fornecer uma habilitação profissional aos filhos dos “desfavorecidos da fortuna”. Entretanto, com o passar do tempo, sua função social, bem como o público atendido, sofreram modificações. Nessa construção histórica, a EPT sofreu diversas reformas, mas, a desigualdade, a exclusão e a dualidade estrutural marcaram o percurso histórico desta modalidade de educação.

Afinal, quando o fenômeno do abandono escolar começou a ser observado na EPT? Quais ações foram desenvolvidas para mitigá-lo?

Neste capítulo, refletiremos sobre essas inquietações em busca de compreender alguns elementos históricos que se relacionam com o fenômeno e, também, conhecer ações que foram desenvolvidas ao longo dos anos, a fim de contribuir para a permanência dos estudantes e a conclusão de seus cursos.

Embora sejam apresentados alguns elementos históricos da EPT, não aprofundaremos aqui toda a construção histórica desta modalidade de educação; serão elucidados apenas alguns recortes históricos para demonstrar a relação destes com o abandono escolar. Nesse sentido, como sugestão de aprofundamento dos seus estudos, indicamos abaixo a leitura de obras que tratam especificamente dessa temática:

  • História do Ensino Industrial no Brasil, de Celso Suckow Fonseca (1961).
  • Educação e desenvolvimento social no Brasil, de Luis Antônio Cunha (1980).
  • Educação Profissional Brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024, de Vanessa Caires e Maria Oliveira Fonseca (2016).