CAPÍTULO 2
O abandono e a permanência na EPT: contextualização histórica e políticas públicas de apoio à permanência estudantil
No primeiro capítulo desta unidade temática, iniciamos os estudos a partir dos conceitos de ‘permanência’, ‘abandono’ e ‘evasão escolar’, avançando sobre as questões complexas que permeiam o fenômeno que é o abandono escolar e as dificuldades que implicam a permanência estudantil – ambos atravessados por desigualdades, exclusões e dualidades estruturais dentro da educação, de forma geral. Na Educação Profissional e Tecnológica, apesar de ter sofrido várias reformas, não seria diferente.
Neste segundo capítulo, contextualizaremos o abandono e a permanência ao longo da história da EPT, apresentando quais são e quando surgiram as principais políticas públicas voltadas para a permanência estudantil nesta modalidade de ensino. Evidenciaremos as primeiras preocupações com a temática e os movimentos que fomentaram a construção dos atuais Planos Estratégicos de Permanência e Êxito dos Institutos Federais e, no decorrer do capítulo, apresentaremos alguns Planos Estratégicos e experiências da rede. Nesta reflexão social e histórica, a questão do direito à permanência estudantil estará constantemente em nosso horizonte, assim como qual é a função e o papel social dos Institutos Federais (IFs) frente a essa questão, que também é direito por lei.