O que motiva abandonar ou permanecer na EPT?
Um elemento que pode contribuir para o planejamento e organização de práticas educativas voltadas ao apoio à permanência estudantil ou à superação do abandono escolar é o fato de compreender seus motivadores: o que tem motivado os estudantes a permanecerem em seus cursos? E os que saíram, o que motivou o abandono?
As respostas para essas perguntas são complexas, visto que o fenômeno é multicausal e envolve o contexto em que a instituição está inserida, os sujeitos envolvidos, as características de determinado curso ou área, bem como as questões sociais, políticas, econômicas e culturais. Entretanto, defende-se que um planejamento de ações deve partir de dados que envolvem conhecer os motivos pelos quais os estudantes têm permanecido ou abandonado seus cursos.
Na EPT, os estudos sobre a temática foram impulsionados principalmente após a implantação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em 2008, e da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que resultou no relatório apresentado ao Ministério da Educação (MEC), em 2013. Diante disso, veremos a seguir o resultado de algumas pesquisas para refletirmos e dialogarmos sobre como esse fenômeno tem se caracterizado na EPT brasileira.
Há pesquisas realizadas em diferentes níveis ou cursos ofertados na EPT, buscando demonstrar os motivadores da permanência e do abandono, tanto pelo olhar dos estudantes quanto dos trabalhadores da Educação Profissional. Não se pretende apresentar aqui um levantamento de todas as pesquisas realizadas sobre abandono e permanência na EPT brasileira, mas o resultado de alguns levantamentos para fundamentar a reflexão de como os motivadores do fenômeno têm sido caracterizados nesta modalidade de ensino.
É importante enfatizar que esses estudos apresentam motivadores distintos, o que fortalece a complexidade e as diversas faces que envolvem o fenômeno. Além disso, tais estudos demonstram a diversidade de oferta que permeia a EPT, abrangendo desde cursos técnicos de nível médio (integrado, concomitante ou subsequente), a cursos superiores (tecnológicos, bacharelados e licenciaturas), até cursos de Pós-Graduação (lato ou stricto sensu).
A seguir, analise o panorama apresentado por alguns desses estudos no esquema proposto abaixo:

Título: Estudo 1
Fonte: Zanin e Garcia (2020); Gescom (2024a).
Elaboração: Prosa (2025c).

Título: Estudo 2
Fonte: Zanin e Garcia (2020); Gescom (2024a).
Elaboração: Prosa (2025c).

Título: Estudo 3
Fonte: Zanin e Garcia (2020); Gescom (2024a).
Elaboração: Prosa (2025c).

Título: Estudo 4
Fonte: Zanin e Garcia (2020); Gescom (2024a).
Elaboração: Prosa (2025c).

Título: Estudo 5
Fonte: Zanin e Garcia (2020); Gescom (2024a).
Elaboração: Prosa (2025c).
Com base nos estudos acima, realize uma comparação dos resultados encontrados em cada um deles, notando se há resultados parecidos e/ou divergentes entre as pesquisas, por exemplo.
Registre suas reflexões em seu Memorial e/ou siga as orientações de seu tutor sobre essa atividade.