capítulo 3
Abandono e permanência na EPT: refletindo sobre seus motivadores e fatores que os envolvem

No capítulo segundo, apresentamos uma contextualização sobre o abandono e a permanência ao longo da história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste debate, ficou evidente que a história da EPT é marcada pela exclusão e dualidade escolar. Ademais, foram apresentadas as primeiras preocupações com a temática e os movimentos que fomentaram a construção das atuais políticas públicas voltadas para a permanência estudantil na EPT, tendo como horizonte a garantia da permanência, direito legal que é assegurado desde a Constituição Federal de 1988.
Neste capítulo, investigaremos os motivos para o abandono ou a permanência de estudantes na EPT, buscando refletir sobre as condições de vida dos estudantes, inclusive as dimensões materiais e simbólicas envolvidas nesse contexto. Analisaremos como marcadores sociais de diferenças, como raça, gênero, classe social, entre outros, influenciam a permanência de estudantes trabalhadores em um processo formativo. Com isso, propomos uma reflexão ampla sobre quais estratégias pedagógicas podem ser adotadas para combater as dificuldades de aprendizagem e de acolhimento no contexto institucional, destacando a importância de valorização das culturas, saberes e experiências dos estudantes como fatores que fortalecem a permanência. Abordaremos, ainda, questões como a produção do fracasso escolar, o adoecimento e o sofrimento estudantil.