Agora, você terá a oportunidade de acessar uma Biblioteca de Materiais Complementares para aprofundamento nos conteúdos específicos trazidos nesta Unidade, com livros, textos e artigos relacionados aos temas trabalhados. Este recurso está disposto em forma de estante virtual, com botões interativos que darão acesso aos diferentes materiais propostos. Aproveite!
Sobre a natureza e especificidade da educação
Dermeval Saviani
#Pedagogia
#Histórico-crítica
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento
Gaudêncio Frigotto
#Educação Profissional
#Institutos Federais
#Política Educacional
#Projeto Societário
#Trabalho e Educação
#Formação Integral
O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania
Moacir Gadotti
#Projeto político-pedagógico
#Gestão democrática
#Autonomia escolar
#Cidadania
#Educação transformadora
Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação
#Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
#Formação de Professores
#Educação a Distância (EaD)
#Políticas Públicas em Educação
#Currículo Integrado
#Trabalho como Princípio Educativo
O projeto político do capitalismo financeiro e a flexibilização do trabalho: contribuições de Luciano Gallino
Letícia Negrão Chamma e Vinícius Azevedo
#Capitalismo financeiro
#Flexibilização do trabalho
#Luciano Gallino
#Sociologia contemporânea
Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposta de diretrizes curriculares
Eliezer Pacheco
#Educação Profissional Técnica
#Formação Integral
#Trabalho como Princípio Educativo
Formação do docente a partir da práxis do tripé ensino-extensão-pesquisa
Tatiana Losano de Abreu e José Mateus do Nascimento
#Formação docente
#Práxis
#Ensino-pesquisa-extensão
#Indissociabilidade
Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores
Acácia Zeneida Kuenzer
#Competência
#Teoria e prática
#Educação dos trabalhadores
#Práxis
A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica
Newton Duarte
#Didática
#Catarse
#Pedagogia histórico-crítica
#Formação crítica
A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
Luciane da Costa Campolin e Gislene Miotto Catolino Raimundo
#Avaliação da Aprendizagem
#Educação Profissional e Tecnológica
#Cursos Técnicos Subsequentes
Avaliação da aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio: uma reflexão crítica
Francilete Viana Gomes, Josinelde Maria Coelho da Silva, Camila Mascarenhas Moreira
#Educação
#Profissionalização
#Avaliação
Avaliação de aprendizagem nos contornos do currículo integrado no ensino médio
Ilma Ferreira Machado, Rose Márcia da Silva, Maria de Lourdes Jorge de Souza
#Avaliação
#Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio
#Currículo integrado
Avaliação da aprendizagem profissional
Lílian Anna Wachowicz
#Avaliação da aprendizagem profissional
#Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
#Avaliação formativa
#Competências profissionais
Avaliação: para além da “forma escola”
Luiz Carlos de Freitas
#Objetivos educacionais
#Forma escola
#Avaliação
#Auto-organização
#Atualidade social
A controvérsia sobre avaliações em larga escala no Brasil: continuum argumentativo
Renato Melo Ribeiro,
Sandra Zákia Sousa
#Avaliação educacional
#Avaliação em larga escala
#Polifonia
#Controvérsia educacional
Guia de Autoavaliação Institucional para a Educação Profissional e Tecnológica (EPF)
Fabiana Centeno Fagundes, Clarice Monteiro Escott
#Autoavaliação institucional
#Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
#Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
Vamos Avaliar? Proposta de Avaliação Institucional Participativa e Emancipatória da Política Institucional para os Cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS
Fabiana De Oliveira Keller; Clarice Monteiro Escott
#Educação Profissional e Tecnológica
#Ensino Médio Integrado
#Avaliação Institucional Participativa e Emancipatória
#Política Institucional para os Cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS