Capítulo 5
Avaliação institucional e de curso na EPT: a participação docente

No capítulo anterior, analisamos os processos de avaliação da aprendizagem e como a escolha de métodos, técnicas e instrumentos avaliativos está intrinsecamente relacionada às concepções que temos acerca do processo de ensino-aprendizagem e da própria avaliação.
Discorremos sobre as diferentes concepções de avaliação e como as características próprias da EPT devem ser consideradas para não cairmos em algumas armadilhas, como a desconexão com a prática social. Também falamos sobre práticas e desafios nesse campo, incluindo aspectos decorrentes das relações entre avaliação, ideologia e poder.
Agora, neste capítulo de conclusão da unidade temática "Projetos Político-pedagógicos, planos de ensino e avaliação na EPT: teorias e didáticas", iremos nos debruçar sobre as avaliações institucionais e de curso na EPT. Abordaremos questões como as implicações conceituais, ideológicas, éticas e políticas dos diferentes modelos e instrumentos de avaliação, buscando promover a reflexão sobre práticas e desafios nesse âmbito.