Referências

Logotipo

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador da Rede Certifica: Rede Nacional de Certificação Profissional. Brasília, MEC/Setec, 2024b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/rede-certifica/DocumentoOrientadorRedeCertifica.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, Setec/Mec, 2024a. Disponível em: https://ifb.edu.br/attachments/article/37335/PROJETO%20PEDAG%C3%93GICO%20DO%20CURSO%20DE%20P%C3%93SGRADUA%C3%87%C3%83O%20LATO%20SENSU%20EM%20DOC%C3%8ANCIA%20NA.pdf. Acesso em: 16 jul. 2025.

CAMPOLIN, Luciane da Costa; RAIMUNDO, Gislene Miotto Catolino. A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721. Acesso em: 20 jan. 2024.

GESCOM. Estudantes em situações diversas (18). Flickr, [s.l.], 2024. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200269061/in/album-72177720322547118. Acesso em: 16 jul. 2025.

GESCOM. Laboratórios (13). Flickr, [s.l.], 2024a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200699235/in/album-72177720322547118. Acesso em: 16 jul. 2025.

GESCOM. Estudantes posados (7). Flickr, [s.l.], 2024b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199372337/in/album-72177720322547118. Acesso em: 16 jul. 2025.

GOMES, Francilete Viana; SILVA, Josinelde Maria Coelho da; MOREIRA, Camila Mascarenhas. Avaliação da aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio: uma reflexão crítica. Anais do III Colóquio Nacional: A produção do conhecimento em Educação Profissional, Eixo Temático II: Práticas integradoras em educação profissional, IFRN, 2015. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1223 Acesso em: 20 jan. 2025.

KUENZER, Acácia Zeneida. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim Técnico do Senac: A Revista da Educação Profissional, v. 30, n. 3, 2004. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/501. Acesso em: 21 jan. 2025.

MACHADO, Ilma Ferreira; SILVA, Rose Márcia da; SOUZA, Maria de Lourdes Jorge de. Avaliação de aprendizagem nos contornos do currículo integrado no ensino médio. Cadernos CEDES, v. 36, n.99, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016160336. Acesso em: 20 jan. 2024.

PROSA. A avaliação e a memorização. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025g. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_avalia%C3%A7%C3%A3o_e_a_memoriza%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 25 jul. 2025.

PROSA. Ambiente, aprendizado e tempo. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025f. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ambiente,_aprendizado_e_tempo.png. Acesso em: 25 jul. 2025.

PROSA. Critérios de avaliação. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crit%C3%A9rios_de_avalia%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 25 jul. 2025.

PROSA. Etapas do reconhecimento e certificação de saberes profissionais. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025h. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Etapas_do_reconhecimento_e_certifica%C3%A7%C3%A3o_de_saberes_profissionais.png. Acesso em: 25 jul. 2025.

PROSA. O ato de conhecer e as dimensões humanas. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025e. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_ato_de_conhecer_e_as_dimens%C3%B5es_humanas.png. Acesso em: 25 jul. 2025.

PROSA. Por que avaliar?. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025a. 1 montagem.

PROSA. Processos de avaliação da aprendizagem. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Processos_de_avalia%C3%A7%C3%A3o_da_aprendizagem.png. Acesso em: 25 jul. 2025.

PROSA. Tipos de avaliação. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025d. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tipos_de_avalia%C3%A7%C3%A3o.png. Acesso em: 25 jul. 2025.

SILVA, Caetana Juracy Rezende. Do saber ao sabor: Estudo da relação entre saberes tácitos e explícitos expressos nas competências laborais de cozinheiros em situação de trabalho. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

WACHOWICZ, Lílian Anna. Avaliação da aprendizagem profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica, v. 9). Disponível em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Avaliacao-da-aprendizagem-profissional.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.