Considerações finais

O tema da avaliação é vasto e complexo. Foram trazidas aqui algumas pinceladas iniciais de forma a apoiar cada discente deste curso na composição de seus quadros de referências. A avaliação pode ser extremamente perversa quando orientada pela lógica de uma sociedade em que predominam práticas classificatórias e excludentes, em que as pessoas são rotuladas como vencedoras e perdedoras, sendo a elas atribuída a responsabilidade por seus sucessos ou fracassos. Uma sociedade em que o discurso da meritocracia integra a estrutura ideológica dominante na justificativa para as desigualdades sistêmicas e inerentes ao capitalismo.

O meio escolar, como qualquer outro, é atravessado por essas concepções, que se explicitam nas relações de poder cotidianas. Sob o modelo liberal e conservador, a avaliação se torna autoritária pela própria natureza de controle social e conformação à ordem vigente necessária à manutenção do sistema.  É necessária, portanto, uma vigilância permanente com a reflexão contínua sobre o próprio fazer, se o que se deseja é o desenvolvimento de processos avaliativos efetivamente democráticos e formativos na perspectiva emancipatória.