Considerações Finais

Neste capítulo, objetivou-se abordar a extensão e a pesquisa sempre associadas ao trabalho pedagógico. Optou-se por 'trabalho pedagógico', e não 'ensino', entendendo o primeiro termo como mais amplo e representativo da efetiva ação humana dos professores na produção do conhecimento. Foi considerada a noção de trabalho como autoprodução e de pedagógico como o conjunto de características necessárias ao conhecimento (Ferreira, 2017; 2018). 

Com esse intuito, nesta unidade temática, partiu-se inicialmente da descrição da pesquisa, da extensão, do trabalho pedagógico e, também, da inovação, para, ao final, referi-los amalgamados, como síntese que contribui na educação dos trabalhadores para sua inserção consciente e ativa no mundo do trabalho. Este percurso foi baseado nas políticas educacionais para a EPT, sobretudo nas Diretrizes Gerais da Política Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Espera-se que a leitura e o estudo proposto contribuam para o processo educativo e, em especial, para a produção do trabalho pedagógico na EPT.