Trabalho Pedagógico e a relação entre Trabalho e Educação
Com base na discussão desenvolvida até aqui, acredita-se haver a superação dos modelos tradicionais de trabalho pedagógico concorrendo para uma educação mais coerente com as características da EPT, assentada na relação entre Trabalho e Educação.
A Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Profissional e Tecnológica, cita um conjunto de princípios para orientar o trabalho pedagógico:
IV – centralidade do trabalho assumido como princípio educativo e base para a organização curricular, visando a construção de competências profissionais, [...] na perspectiva de sua integração com a ciência, a cultura e a tecnologia;
V – estímulo à adoção da pesquisa como princípio pedagógico [...] voltado para um mundo permanentemente em transformação, integrando saberes cognitivos e socioemocionais, tanto para a produção do conhecimento, da cultura e da tecnologia quanto para o desenvolvimento do trabalho e da intervenção que promova impacto social;
VI – a tecnologia, enquanto expressão das distintas formas de aplicação das bases científicas [...]; [...]
IX – indissociabilidade entre educação e prática social [...];
[...]
XIV - promoção da inovação em todas as suas vertentes, especialmente a tecnológica, a social e a de processos [...] (Brasil, 2021, grifos nossos).
Somam-se a estes os princípios que constam nas Diretrizes Gerais da Política de Formação de Profissionais da EPT (Brasil, 2024):
- formação humana integral;
- trabalho como princípio educativo;
- prática social como produtora de conhecimentos;
- indissociabilidade das dimensões do processo educativo;
- estudantes como produtores de conhecimento.
Todos esses fundamentos reforçam sobremaneira a necessidade de intensificar em todas as redes e modalidades de ensino (especialmente na EPT) a indissociabilidade entre pesquisa, extensão, trabalho pedagógico e inovação.
Para refletir: dinamizar o trabalho pedagógico
Em se tratando da EPT, em que o público é composto por jovens e adultos, é importante criar espaços de escuta e de troca entre os alunos e a comunidade escolar, a fim de estimular a participação ativa em seus respectivos contextos. Isso porque trabalhamos por uma formação integral que objetiva, em última instância, a transformação social (Boghossian e Minayo, 2009).
A depender dos espaços e tempos criados pela gestão, é possível elaborar, dinamizar e ampliar o trabalho pedagógico, ou, na falta daqueles, reduzir este. Ou seja, a gestão é moduladora do trabalho pedagógico ao produzir, envolvendo todos os sujeitos, tempos e espaços para a produção do conhecimento.
A partir das reflexões desenvolvidas ao longo do capítulo, analise três práticas inspiradoras descritas na sequência que podem contribuir para essa discussão. Considere a indissociabilidade entre pesquisa, extensão, trabalho pedagógico e inovação no contexto da EPT e os princípios previstos nos incisos anteriormente citados.
Nessa atividade, leve em conta o contexto, a relação entre a teoria e a prática, a formação de parcerias interinstitucionais e a realização de eventos para socializar o conhecimento produzido. Observe, igualmente, o quanto a gestão escolar pode ser o elemento mediador no trabalho realizado, aproximando-se dos sujeitos da comunidade e do mundo do trabalho.
A primeira prática, de Andressa Freire Ramos Couto e Octávio Cavalari Júnior (2020), é O guia indissociável entre ensino, pesquisa e extensão: dialogando sobre uma prática integradora. Trata-se de um manual que contribui para o planejamento do trabalho pedagógico a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão na EPT.
No segundo trabalho, "A EPT sob a metodologia da alternância: a experiência do IF Brasília - Campus Planaltina", Guilherme Lins de Magalhães e Remi Castioni (2016) relatam o diálogo entre os sujeitos no mundo do trabalho e a escola. Os autores investigam se os conhecimentos produzidos no ambiente escolar repercutem nos sujeitos assentados, entendidos como agentes de desenvolvimento regional. Este estudo é qualitativo, com metodologia de alternância.
A terceira prática é o produto educacional Caderno Pedagógico - Prática Profissional Integrada: ensino, pesquisa e extensão no ensino médio integrado, de Maristela Beck Marques e Josimar de Aparecido Vieira (2020). Este trabalho apresenta indagações que permitem reflexões sobre a prática profissional integrada no ensino médio, articulando ensino, pesquisa e extensão.
Sugerimos que, após a leitura dos materiais, você sintetize suas observações em seu Memorial.
Vivências: exemplos de editais indissociáveis:
Fomento Interno para Projetos Indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão.
Apoio a Projetos Indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS.