Ampliando a tríade: a inovação como elemento articulador
Neste momento, inclui-se um novo elemento na discussão: a inovação. Apesar de ser um conceito complexo e multifacetado, a inovação aqui é entendida como um conjunto de características humanas articuladas com os recursos disponíveis e com as demandas da vida, orientando-se pelas possibilidades e perspectivas de aplicação dos conhecimentos e de alternativas tecnológicas (Machado, 2009).
Considerando seu caráter histórico e social, e articulada à tríade trabalho pedagógico, pesquisa e extensão, a inovação implica transformações conscientes, intencionais e deliberadas que reverberam positivamente no sistema e dinamicamente nos processos educativos (Castaman, Vieira e Pasqualli, 2019). Para tanto, entende-se que a EPT tem, entre seus objetivos, estimular a produção do conhecimento de acordo com o contexto social e econômico específico de cada local. A inovação implica, antes de tudo, fomentar a capacidade de responder aos diferentes desafios atuais, ao invés de apenas buscar soluções pautadas no âmbito tecnológico (Rio Grande do Norte, 2024).
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Título: Inovação de acordo com os objetivos da EPT
Elaboração: Prosa (2025c).
Para refletir: pesquisa, extensão e inovação
Neste momento, indicamos uma leitura complementar que ilustra o amálgama trabalho pedagógico, pesquisa, extensão e inovação, de modo a integrar a Educação Profissional à Educação Básica e suas modalidades.
Trata-se de um movimento criativo e colaborativo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte quanto à indissociabilidade desses quatro elementos no contexto da EPT. O projeto tem como compromisso a formação humana integral e a inclusão social emancipatória. Para isso, articula as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura, da tecnologia e das vivências que favorecem a produção do conhecimento a partir de problemas reais, enraizados no contexto social e no mundo do trabalho.
Documento Orientador de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em EPT, publicado no Observatório da EPT.
Esse material foi sistematizado a partir de fundamentos legais e conceituais e de acordo com orientações pedagógicas e operacionais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, da pesquisa, da extensão e da inovação.
Apesar de possuir especificidades, a articulação entre trabalho pedagógico, pesquisa, extensão e inovação converge para pôr em evidência o trabalho como princípio educativo. Tal objetivo implica educar em termos da EPT e de acordo com o ditado pelas políticas educacionais, possibilitando aos sujeitos o entendimento
[...] dos processos técnicos, científicos e histórico-sociais que lhe são subjacentes e que sustentam a introdução das tecnologias e da organização do trabalho
A essência está em
[...] registrar, sistematizar, compreender e utilizar o conceito de tecnologia, histórica e socialmente construído, para dele fazer elemento de ensino, pesquisa e extensão, numa dimensão que ultrapasse os limites das simples aplicações técnicas, como instrumento de inovação e transformação das atividades econômicas em benefício do homem, enquanto trabalhador, e do país
Dessa forma, tendo como referência bases científicas, aplicam-se técnicas para associar teoria e prática, de modo a exigir
[...] uma nova unidade, através da mediação do processo produtivo exigindo uma nova concepção da história e da sociedade, que unifique ciência, técnica e cultura
Todo esse esforço, no âmbito da EPT, objetiva a formação humana, omnilateral e integral, permitindo aos trabalhadores uma educação que lhes garanta realizar a leitura do mundo e, com base nela, agir compreendendo as relações sociais no entorno dos fenômenos (Ciavatta, 2005). Ou seja, o que está em questão é a compreensão de que
[...] o ser humano é produtor de sua realidade e, por isto, se apropria dela e pode transformá-la [...], somos sujeitos de nossa história e de nossa realidade
Por sua vez, para os professores, a indissociabilidade entre trabalho pedagógico, pesquisa, extensão e inovação – entendido o trabalho pedagógico como o articulador e resultado dos demais – determina realizar um projeto pedagógico próprio, com maior autonomia e com base em conhecimentos mais sólidos porque produzidos em consonância com o trabalho realizado.

Título: O professor e o projeto pedagógico
Fonte: Prosa (2025d).