A Gestão Participativa na EPT na construção de uma educação democrática e transformadora
Defendemos e acreditamos que o PDI, o PPP, o PPE e outros instrumentos de gestão que possam vir a ser articulados no campo da EPT (como os indicadores de avaliação e planos de integração destacados neste capítulo) vão além de representar documentos burocráticos. Eles não devem ser construídos e arquivados, como simples cumprimento legal. Ao contrário, devem ser formulados e vivenciados em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo, de maneira a efetivar um espaço de cidadania e democracia.
Todos esses processos merecem vir acompanhados de registros, pois é necessário “resgatar a escola como um lugar de memória" (Brasil, 2007, p. 57), o que é, ao mesmo passo, um grande desafio e uma necessidade.
Ressaltamos que, cada vez mais, despontará como instituição referência em EPT aquela que promover a vivência efetiva de espaços e processos coletivos de gestão pedagógica. Isto porque, segundo Veiga (2009, p. 163),
projeto político-pedagógico da escola e gestão democrática trazem intencionalmente em seus termos a articulação e o significado postulados para a construção dos marcos da educação de qualidade.
Para que a educação alcance uma qualidade social e democrática cada vez maior, é essencial que se transforme em um espaço de diálogo coletivo (Veiga, 2009). Eis um grande desafio, essencialmente viável e possível, dadas as características e os princípios das Instituições de EPT.
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio é um exemplo de instituição que assume a gestão participativa e tem uma forma de organização muito interessante. Ela é fundamentada na educação omnilateral e politécnica e ganham destaque seu PPP e a sua experiência no Programa de Vocação Científica (Provoc), que é uma proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para jovens que cursam o nível médio de ensino. Um dos principais objetivos da iniciação científica realizada pelo Provoc é estimular a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa.
Tendo tudo isso em vista, podemos afirmar que a gestão participativa e a integração entre ensino, pesquisa e extensão podem fortalecer a identidade institucional e promover uma educação mais conectada com as realidades e necessidades dos estudantes. Ao valorizar o diálogo coletivo e a construção compartilhada do conhecimento, as instituições de EPT avançam na consolidação de práticas inovadoras e democráticas, reafirmando seu compromisso com uma formação integral e transformadora.
Para refletir: instrumentos de gestão
Depois de ter refletido sobre os conteúdos apresentados neste capítulo, pense sobre suas experiências de participação na elaboração de instrumentos de gestão ou relate experiências em que você apenas ouviu falar desses processos e não teve a oportunidade de contribuir.
Sugerimos que você elabore um pequeno texto e registre no seu Memorial e/ou siga as orientações do seu tutor.