Integração entre as dimensões da Gestão em EPT


Ainda que nem todas as dimensões sejam trabalhadas atualmente em sua totalidade, há necessidade de um planejamento e acompanhamento de todas elas, uma vez que são fundamentais para o cuidado das relações humanas na instituição, da motivação, da clareza dos papéis, do desenvolvimento dos servidores e da divulgação do que é realizado na instituição.
A integração das diferentes dimensões proporciona o engajamento com a proposta pedagógica e reflete a ligação do ambiente institucional com a sua comunidade o seu entorno.

Somente com essa integração e com a consciência dos participantes sobre seu papel agentivo no desenvolvimento e nos resultados obtidos é que a transformação efetiva do processo educacional poderá ocorrer (Lück, 2014). Desse modo, seja na gestão de uma instituição ou de um curso, é preciso ter clareza das dimensões da gestão e entendimento de que todas elas são fundamentais, sem deixar nenhuma sem planejamento ou acompanhamento, visto que o processo de gestão educacional tem como base o relacionamento entre pessoas, orientado por uma abordagem de ação colaborativa e interativa (Lück, 2024). 

Além das dimensões da gestão em EPT, é preciso sempre retomar os princípios e particularidades da EPT, que são: o trabalho como princípio educativo , a pesquisa como pressuposto pedagógico , a politecnia  e a omnilateralidade . É fundamental, na EPT, termos sujeitos que reciprocamente educam, ensinam e aprendem em um movimento constantemente dialético, visando a promoção da autonomia, da liberdade e da democracia em seu sentido mais amplo –  não apenas focando em conteúdos que serão aprendidos.  

Ao gestar na EPT a partir da perspectiva das múltiplas dimensões, tem-se inúmeros desafios, tanto técnicos quanto políticos. A comunicação, os princípios claros e a gestão do pedagógico talvez sejam os maiores, pois dificilmente são acompanhados, visualizados e articulados por todos os servidores. Cabe aqui o desenvolvimento de uma formação continuada para todos, de todas as dimensões da gestão, para que de fato possamos vivenciar a gestão democrática e emancipatória para além de discursos teóricos.

Para refletir: como está a instituição atualmente?

Passe a observar instituições de EPT e verifique: quanto elas têm de pedagógico, de humano, de bem querer das pessoas? Trata-se de um ambiente acolhedor ou só possui questões administrativas?

Pergunte-se também:

  • Quais são os maiores problemas de minha instituição atualmente? Qual a dimensão mais forte e a mais fraca da gestão?
  • Quais as ações e relações do trabalho dos gestores e dos servidores? Há clareza nos papéis? E a comunicação, como está?
  • Como é o engajamento dos servidores com o trabalho? Como é incentivado formação continuada a eles? 
  • Quais são as transformações necessárias para a instituição, as políticas, a comunidade e a sociedade?
  • Na minha instituição, a gestão dos cursos considera as dimensões da gestão apresentadas neste capítulo?

Neste momento proposto para reflexão, assim como nos próximos que virão, sugerimos que você elabore um parágrafo curto e registre no seu Memorial e/ou siga as orientações do seu tutor!