Referências 

Logotipo

AMARAL, Cláudia Letícia de Castro. Pertença Profissional, trabalho e sindicalização de professores: mediações e contradições nos movimentos do capital. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3508/AMARAL,%20CLAUDIA%20LETICIA%20DE%20CASTRO%20DO.pdf. Acesso em 10 set. 2024.

ARROYO, Miguel Gonzales. Gestão da Educação com Justiça Social. Que Gestão dos injustiçados? RBPAE, [s.l.], v. 36, n. 2, p. 768 - 768 788, mai./ago. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/100820. Acesso em: 8 jan. 2025. 

CARDOZO, Rodrigo Fuentes; SOARES, Liliana Ferreira. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, [s.l.], v. 35, n. 3, p. 722-737, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n3p722. Acesso em: 8 jan. 2025.

FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do Pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.176-189, Jul/Dez 2008. Disponível em: /www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/ferreira.pdf. Acesso em: 1 set. 2024.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico na escola: do que se fala? Educação & Realidade, [s. l.], v. 43, n. 2, p. 591-608, jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/dZCLTB8HzT8BW7CSXrJzF9M/. Acesso em: 8 jan. 2025

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 11.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. Série Cadernos de Gestão. 

MARASCHIN, Mariglei Severo; FERREIRA, Liliana Soares Ferreira. Trabalho Pedagógico na EJA/EPT na perspectiva do currículo integrado. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 19, n. 1, abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/13502. Acesso em: 8 jan. 2025.

PAIVA, Thais. Miguel Arroyo: pluralidade como condição para educação integral. Centro de Referências em Educação Integral, [s.l.], 23 nov. 2018. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/miguel-de-arroyo-pluralidade-como-condicao-para-educacao-integral/. Acesso em: 8 jan. 2025.

PARO, Vitor Henrique. A estrutura didática e administrativa da escola e a qualidade do ensino fundamental. RBPAE, [s.l.], v.24, n.1, p. 127-133, jan./abr. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19242. Acesso em: 10 ago. 2024.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012.

PROSA. Engajamento profissional dos sujeitos na EPT. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Engajamento_profissional_dos_sujeitos_na_EPT.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Manifestação pela Educação Profissional e Tecnológica. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025e. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manifesta%C3%A7%C3%A3o_pela_Educa%C3%A7%C3%A3o_Profissional_e_Tecnol%C3%B3gica.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Miguel González Arroyo. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025d. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Miguel_Gonz%C3%A1lez_Arroyo.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Paulo Freire. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024. 1 montagem. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paulo_Freire.png. Acesso em: 13 mar. 2025.

PROSA. Transformações e exigências necessárias para uma educação democrática de qualidade (1). Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Transforma%C3%A7%C3%B5es_e_exig%C3%AAncias_necess%C3%A1rias_para_uma_educa%C3%A7%C3%A3o_democr%C3%A1tica_de_qualidade.1.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Transformações e exigências necessárias para uma educação democrática de qualidade (2). Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Transforma%C3%A7%C3%B5es_e_exig%C3%AAncias_necess%C3%A1rias_para_uma_educa%C3%A7%C3%A3o_democr%C3%A1tica_de_qualidade.2.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Transformações e exigências necessárias para uma educação democrática de qualidade (3). Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Transforma%C3%A7%C3%B5es_e_exig%C3%AAncias_necess%C3%A1rias_para_uma_educa%C3%A7%C3%A3o_democr%C3%A1tica_de_qualidade.3.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Transformações e exigências necessárias para uma educação democrática de qualidade (4). Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0.. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Transforma%C3%A7%C3%B5es_e_exig%C3%AAncias_necess%C3%A1rias_para_uma_educa%C3%A7%C3%A3o_democr%C3%A1tica_de_qualidade.4.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Transformações e exigências necessárias para uma educação democrática de qualidade (5). Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Transforma%C3%A7%C3%B5es_e_exig%C3%AAncias_necess%C3%A1rias_para_uma_educa%C3%A7%C3%A3o_democr%C3%A1tica_de_qualidade.5.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

PROSA. Transformações e exigências necessárias para uma educação democrática de qualidade (6). Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Transforma%C3%A7%C3%B5es_e_exig%C3%AAncias_necess%C3%A1rias_para_uma_educa%C3%A7%C3%A3o_democr%C3%A1tica_de_qualidade.6.png. Acesso em: 25 fev. 2025.

RITZEL, Priscila Rostirola. Gestão da/na Educação Profissional e Tecnológica: Reflexões sobre o Trabalho do Diretor Geral. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial, Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/30992. Acesso em: 28 jan. 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297730631/in/album-72177720312317891. Acesso em: 8 jan. 2025.

VEIGA, Ilma P. Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/109. Acesso em: 20 ago. 2024.