Educação a Distância: da correspondência à era digital
Neste curso, a EaD deve ser compreendida e implementada como Educação a Distância, conceito que, segundo Moore e Kearsley (2013), em seu texto Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line, nos traz a ideia de que
“[...] alunos e professores estarão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam”
A EaD é uma das modalidades educacionais previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. As modalidades de educação constituem formas de organizar o processo de ensino-aprendizagem para atender públicos e finalidades específicos.
Assim, a EaD surge, historicamente, para possibilitar que pessoas residentes em locais distantes de escolas ou universidades ou que, por algum motivo, não conseguem frequentar cursos presenciais possam usufruir de seu direito à educação.
Lembremos que, conforme consta no Documento de Diretrizes deste curso de especialização, pode haver uma relação entre EaD e democratização da educação:
Se a EaD é para pessoas que não têm condições de ir todos os dias em um horário específico à instituição educacional, então podem surgir algumas perguntas:
- Como é o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade?
- Se existe uma distância física e/ou temporal entre professor e estudantes, como ocorre a interação na EaD?
A resposta a essas questões é: por meio de alguma tecnologia de informação e comunicação (TIC). Em outras palavras, o ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade a distância é mediado por TICs.
Bertoldo, Salto e Mill (2018) nos explicam, no Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância, que as TICs surgem da revolução nos setores da informação e da comunicação e se referem
“aos novos e mais efetivos meios de produção e troca de conhecimento, de promoção da educação e da pesquisa, de organização e manejo de dados, informação e conhecimentos”
São exemplos de TICs a TV, o celular, o rádio, o computador, as quais serão abordadas no próximo capítulo desta unidade temática.
Para saber mais...
O livro Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância é uma obra coletiva e especializada, resultado da colaboração entre diversos núcleos de pesquisa nacionais e estrangeiros. Busca despertar e aprofundar o interesse crítico e reflexivo sobre o processo educacional no contexto das tecnologias digitais de informação e de comunicação, focando na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, na educação a distância ou presencial e oferecendo uma base abrangente para o entendimento da relação entre educação e tecnologias, considerando tanto aspectos antigos quanto emergentes.
Assim, embora possa parecer que a EaD seja algo recente, sua trajetória acompanha o desenvolvimento histórico das TICs, como podemos ver a seguir na linha do tempo que destaca alguns marcos significativos dessa relação:
Título: Desenvolvimento histórico das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs)
Elaboração: Prosa (2024).
Façamos uma pausa para refletir: será que a Inteligência Artificial, popularmente chamada de IA e tão presente em nosso dia a dia, entra nesse processo de desenvolvimento? Você também a consideraria uma TIC?