Educação a Distância: da correspondência à era digital

Neste curso, a EaD deve ser compreendida e implementada como Educação a Distância, conceito que, segundo  Moore e Kearsley (2013), em seu texto Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line, nos traz a ideia de que

“[...] alunos e professores estarão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam”

(Moore; Kearsley, 2013, p. 1).

A EaD é uma das modalidades educacionais previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. As modalidades de educação constituem formas de organizar o processo de ensino-aprendizagem para atender públicos e finalidades específicos.

Assim, a EaD surge, historicamente, para possibilitar que pessoas residentes em locais distantes de escolas ou universidades ou que, por algum motivo, não conseguem frequentar cursos presenciais possam usufruir de seu direito à educação.

Lembremos que, conforme consta no Documento de Diretrizes deste curso de especialização, pode haver uma relação entre EaD e democratização da educação:

“A educação a distância é um importante dispositivo a compor as estratégias de democratização da educação graças às possibilidades que ela oferece à ampliação da oferta educacional e das chances de acesso daqueles que enfrentam diferentes barreiras para isso, tais como as sociais e as geográficas. Além disso, essa modalidade educacional apresenta recursos e mecanismos que favorecem a aprendizagem colaborativa e a criação de espaços para o debate de ideias, potencializando as oportunidades para o desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente. Ela requer, entretanto, o estabelecimento de políticas que ensejem a inclusão digital, que contemple as necessárias atividades práticas e que, na contraface dos processos de precarização, levem à valorização do trabalho humano”
(Brasil, 2024).

Se a EaD é para pessoas que não têm condições de ir todos os dias em um horário específico à instituição educacional, então podem surgir algumas perguntas:

  • Como é o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade? 
  • Se existe uma distância física e/ou temporal entre professor e estudantes, como ocorre a interação na EaD? 

A resposta a essas questões é: por meio de alguma tecnologia de informação e comunicação (TIC). Em outras palavras, o ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade a distância é mediado por TICs. 

Bertoldo, Salto e Mill (2018) nos explicam, no Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância, que as TICs surgem da revolução nos setores da informação e da comunicação e se referem

“aos novos e mais efetivos meios de produção e troca de conhecimento, de promoção da educação e da pesquisa, de organização e manejo de dados, informação e conhecimentos”

(Bertoldo; Salto; Mill, 2018, p. 619).

São exemplos de TICs a TV, o celular, o rádio, o computador, as quais serão abordadas no próximo capítulo desta unidade temática. 

Para saber mais...

O livro Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância é uma obra coletiva e especializada, resultado da colaboração entre diversos núcleos de pesquisa nacionais e estrangeiros. Busca despertar e aprofundar o interesse crítico e reflexivo sobre o processo educacional no contexto das tecnologias digitais de informação e de comunicação, focando na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, na educação a distância ou presencial e oferecendo uma base abrangente para o entendimento da relação entre educação e tecnologias, considerando tanto aspectos antigos quanto emergentes.

Assim, embora possa parecer que a EaD seja algo recente, sua trajetória acompanha o desenvolvimento histórico das TICs, como podemos ver a seguir na linha do tempo que destaca alguns marcos significativos dessa relação:

Título: Desenvolvimento histórico das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs). Elaboração: Prosa (2024).

Título: Desenvolvimento histórico das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs)
Elaboração: Prosa (2024).

Façamos uma pausa para refletir: será que a Inteligência Artificial, popularmente chamada de IA e tão presente em nosso dia a dia, entra nesse processo de desenvolvimento? Você também a consideraria uma TIC?